domingo, 14 de agosto de 2011

O que é da Umbanda e o que é dos homens

Fios, aquele texto simples que escrevi sobre a Umbanda não ser um circo teve bastante comentário. Queria pedir pros fios que comentassem aqui memo pros outros poderem ler. Muitos fios falaram que já foram na Umbanda- circo, o que deixou essa preta pensativa. Essa preta véia não tá aqui prá falar o que é certo ou que é errado prôs fios, cada coisa tem sua razão de ser e cabe aos fios terem bom senso pra discernir o que é mió prá eles. E pensando nisso tudo, quero dividir com oceis mais umas ideias simples, que vai de cada um levar prá si e aprofundar esse humildes pensamentos dessa preta.
São muitas as causas que levam um fio a procurar essa ou aquela religião. Mutos nem sabem o que significa fazer parte de uma religião, mas esse é um assunto prá uma outra prosa.
O que quero falar pro ceis hoje é como muitos confundem o que é da Umbanda e o que dos homens, lembrando que esse tipo de confusão não acontece só na Umbanda não.
Então vamo lá: Muitos fios já devem saber que a forma como se pratica a Umbanda muda de terreiro prá terreiro, certo?
Muitos fios também devem saber que existe toda uma organização astral da Umbanda, num é mesmo? Se num sabiam, tão sabendo agora. A Umbanda vem sendo planejada e organizada há muito mais tempo do que quando começou no plano dos ceis e num é um reboliço como muitos fios pensam e criticam sem saber.
Apesar de ser diferente na prática dos terreiros, tem uma única essência na espiritualidade, tem uma forma, um propósito e uma razão de ser.
O que muitos fios fazem é confundir as diferenças das práticas com a essencia da Umbanda. O que muitos fazem é confundir o que a umbanda "É" com o que a Umbanda "Está".
A essência da umbanda é o que a Umbanda "É", com toda a sua razão de ser. E isso é imutável. Ser imutável, não que dizer que não progrida, que não evolua, que não se transforme de acordo com a necessidade, mas significa que é imutável em sua essência, em sua origem.
O que se pratica nos diversos terreiros do meu Brasil e do mundo afora é o que a Umbanda "Está" e o que muda a todo o tempo de acordo principalmente com quem dirige esse terreiro e com quem frequenta.
O que muitos fios fazem é achar que o que a Umbanda "Está" é a essência da Umbanda. Ficam presos, tiram suas conclusões, seus conceitos daquilo que é transitório, passageiro e que tem muito mais ligação com o que faz, fala e pensa aquele que dirige esse ou aquele terreiro, ou seja, com aquilo que é dos homens.
Então vamo lá:

O que é da Umbanda - a manifestação dos chamados guias, através principalmente da mediunidade de incorporação.

O que é dos homens - a forma como se dará essa manifestação.
Aí é que dá confusão, meus fio.
Hoje, a maioria dos fio já sabem que tudo dentro da ritualistica da Umbanda tem uma razão de ser. O guia não fuma porque trouxe o vício da terra, não come porque tem fome, não bebe porque tem sede, não usa roupa porque quer ficar bunito, tudo tem uma razão de ser.
Se o guia diz ou pede por exemplo, uma capa, isso tem uma razão de ser. É um instrumento magístico que o guia vai utilizar para ativar um monte de coisas no astral, de acordo com o que ele precisa. A manipulação dos elementos é da Umbanda.
Agora quem tem a roupa mais cara, mais bonita, mais isso ou mais aquilo, é dos homens, compreendem meus fio?
E tudo o que é solicitado ou utilizado pelos guias na Umbanda tem uma razão de ser, tem uma ordem, tem uma razão.
E só prá finalizar a primeira parte desse pensamento, essa preta já adianta pro ceis, nenhum guia precisa ou quer ver nenhum fio pelado, viu meus fios? (risos)

Outro dia eu vorto prá continua essa prosa
Salve oceis meus fio
Fiquem na paz de nosso pai Oxalá

Vovó Maria Redonda

2 comentários:

  1. Tenho visto muitas pessoas acreditando nas coisas que são dos Homens, como se fossem coisas da Umbanda.
    Gostei muito da mensagem!

    ResponderExcluir
  2. Salve fia, ainda tem muito mais pela frente.Aguarde. Fique na Paz de nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir